Secretário-geral diz que Otan está “de braços abertos” para Finlândia e Suécia
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg (foto), disse há pouco que a aliança militar está "de braços abertos" para a Finlândia e para a Suécia. Os dois países já sinalizaram que devem enviar, em maio, pedidos conjuntos de adesão à entidade. A possibilidade ganhou força com a invasão russa à Ucrânia...
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg (foto), disse há pouco que a aliança militar está “de braços abertos” para a Finlândia e para a Suécia. Os dois países já sinalizaram que devem enviar, em maio, pedidos conjuntos de adesão à entidade.
A possibilidade ganhou força com a invasão russa à Ucrânia. Desde que Finlândia e Suécia anunciaram que pretendem ingressar na Otan, o governo de Vladimir Putin já fez uma série de ameaças, dizendo que levaria armamentos nucleares para a região da fronteira com os países.
Em coletiva de imprensa ao lado da presidente do Parlamento Europeu nesta quinta (28), Stoltenberg disse que não cabe à Rússia decidir sobre o futuro dos países.
“Cabe, naturalmente, à Finlândia e à Suécia decidir se pretendem ou não candidatar-se à adesão à OTAN. Mas se decidirem se candidatar, a Finlândia e a Suécia serão recebidas de braços abertos pela Otan. Espero que o processo seja rápido. Finlândia e Suécia são nossos parceiros mais próximos.”
Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, defendeu a continuidade das sanções contra a Rússia.
“Continuaremos a exigir mais sanções e continuaremos a exigir a aplicação dos atuais pacotes de sanções de uma maneira melhor e mais eficaz. Continuaremos a discutir isso também em Estrasburgo na próxima semana, mas, no nosso caso, este parlamento continuará a aproveitar o impulso desta coordenação sem precedentes que temos, o que é extremamente importante, porque partilhamos os valores fundamentais e partilhamos a nossa defesa do direito da Ucrânia de se defender.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)