Secretário de Saúde, sobre dados da Covid: “Não é só colocar em planilha e somar”
O secretário substituto de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, afirmou há pouco que a divulgação dos dados da Covid-19 não é "tão simples"...
O secretário substituto de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, afirmou há pouco que a divulgação dos dados da Covid-19 não é “tão simples”.
“Não é simplesmente pegar o resultado, colocar em uma planilha e somar. O que a equipe faz: recebe as informações dos estados, checa com os dados do E-sus e também checa em relação à própria consistência do banco de dados.”
Segundo Macário, técnicos eventualmente encontram inconsistências ao checar os dados de estados de um dia para outro.
“Quando entrava em contato com o estado, eles explicavam. Às vezes era erro de digitação, veio de outro município. Esse é o trabalho que a gente tem feito de validação para que a gente consiga passar para a sociedade o número com o maior nível de consistência.”
Macário afirmou que os “descompassos” na checagem é que fizeram a divulgação dos dados atrasar nos últimos dias.
“Não é um prontuário eletrônico. É dinâmico. Por isso que várias vezes a gente demora mais para processar essa informação. Dependendo de como chega a informação, gera um pouco desses descompassos. É nisso que temos trabalhado diuturnamente.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)