Secretário de Saúde do DF alerta para colapso de oxigênio no Brasil
O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, alertou nesta terça (9) para uma possível falta de oxigênio em leitos de UTI se os outros estados do Brasil não tomarem providências...
O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, alertou nesta terça (9) para uma possível falta de oxigênio em leitos de UTI se os outros estados do Brasil não tomarem providências.
“O oxigênio, ele é distribuído para o país inteiro. Como vocês puderam observar no caso de Manaus, que teve uma dificuldade maior em receber (…) Então, se todo o país hoje, que nós consideramos que 23 estados estão com 80% de suas UTIs lotadas, acima de 80%, a continuação e nenhuma tomada de decisão dos outros estados estará desencadeando um número maior de pacientes internados com utilização de oxigênio e isso poderá vir a faltar futuramente”, disse o secretário, em coletiva de imprensa.
“No entanto, hoje o contrato da nossa secretaria de Saúde é uma quantidade suficiente para atender ao Distrito Federal. Então o contrato nos dá essa segurança, mas não nos dá segurança se todo o Brasil entrar numa situação muito crítica em relação à utilização de oxigênio, porque a gente depende da entrega desse oxigênio aqui no Distrito Federal”, acrescentou.
Em reunião ontem (8) da Comissão Especial de Covid-19 no DF, o subsecretário de Logística em Saúde, Artur Brito, não soube responder sobre a situação do oxigênio.
“Você pode nos situar neste momento (…) Como é que está a situação do fornecimento de oxigênio nas UPAs e hospitais do DF?”, perguntou Gutemberg Fialho, presidente do Sindicato dos Médicos no DF.
“Com relação ao oxigênio, honestamente eu não consigo te dar essa resposta agora”, respondeu o subscretário Brito. “Porque o fornecimento de oxigênio não é da minha área (…) Todos os gases medicinais são na Sinfra (Subsecretaria de Infraestrutura em Saúde), junto com a Sais, que é a Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde”.
Essa comissão especial, concebida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), reúne parlamentares distritais e federais, além de outros integrantes. Ela trabalha em parelo à Câmara Legislativa do DF.
A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) pediu à comissão uma audiência pública sobre o fornecimento de oxigênio aos hospitais da rede pública e privada do Brasil.
Separadamente, a força-tarefa de enfrentamento à Covid-19 do MPDFT solicitou nesta terça (9) ao governo de Ibaneis Rocha informações sobre a atual demanda e estoque de oxigênio hospitalar no DF. O prazo para resposta é de três dias.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)