Seca extrema no Tocantins força declaração de emergência
Governador decreta situação de emergência no estado devido à estiagem prolongada
Em uma edição recente do Diário Oficial do Estado, na terça-feira (9), o governador Wanderlei Brabosa (PR) juntamente com o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, e o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Tocantins, Peterson Queiroz de Ornelas, assinaram um decreto que declara situação de emergência no estado de Tocantins devido à estiagem prolongada.
Estiagem afeta regiões e compromete a safra de grãos 2023/2024
A medida foi tomada considerando a seca severa que tem afetado os municípios das regiões sul e sudeste do estado. Apesar de estarmos em meio ao período chuvoso, a escassez de chuvas está prejudicando as lavouras e comprometendo a safra de grãos de 2023/2024. A situação tem causado a morte de muitos animais e afetado a renda das famílias que dependem da agricultura familiar.
O Sistema de Proteção e Defesa Civil será mobilizado
Com a validade do decreto de 180 dias, a partir desta terça-feira (9), está autorizada a mobilização do Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado do Tocantins para prestar apoio complementar aos municípios atingidos pela estiagem.
Municípios já haviam decretado situação de emergência em 2023
Em dezembro do último ano, algumas cidades já haviam declarado estado de emergência devido à seca, dentre elas, Talismã, Araguaçu, Sucupira, Jaú do Tocantins, Santa Rosa do Tocantins e Chapada de Natividade. Além disso, o país este ano vem experimentando fortes mudanças climáticas, incluindo a influência do fenômeno climático El Ninõ.
Chuvas irregulares contribuem para a crise
Apesar das chuvas serem registradas, geralmente ocorrem de forma irregular ou como tempestades, com muita força e rapidez. Em dezembro, uma forte tempestade atingiu a cidade de Talismã, ocasionando cerca de 40 milímetros de chuva em menos de uma hora, e resultando em muitos danos.
Pequenos agricultores sofrem com a falta de água
No município de Chapada de Natividade, a prefeitura tem organizado a distribuição de água para os pequenos produtores através de caminhões-pipa. Os animais estão morrendo devido à seca e as lavouras de soja estão tendo seu desenvolvimento comprometido. Os decretos de emergência estão facilitando a mobilização e o uso de recursos para ações de combate aos efeitos da seca.
Estiagem prolongada afeta rios da região sul
A seca prolongada também tem afetado importantes rios da região sul, como é o caso do Rio Javaés que delimita a Ilha do Bananal. Imagens feitas recentemente mostram que o rio está praticamente seco, revelando grandes bancos de areia.
Ao todo, este decreto de emergência visa mobilizar efetivamente recursos e facilitar ações de socorro e auxílio à população afetada, na expectativa de aliviar os efeitos devastadores deste período de seca prolongada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)