SC tem sensação térmica de mais de -15Cº
A cidade Bom Jardim da Serra também teve a menor temperatura registrada na manhã desta quinta-feira, 1º, marcando 3,7°C
Na noite de quarta-feira, Bom Jardim da Serra, localizada na região sul de Santa Catarina, enfrentou uma das noites mais frias do ano, registrando uma sensação térmica de -15,9°C, conforme dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Defesa Civil do Estado confirmou que a cidade também teve a menor temperatura registrada na manhã do mesmo dia, marcando 3,7°C.
A queda acentuada na temperatura foi registrada às 22h, e durante a madrugada, Bom Jardim da Serra continuou a enfrentar temperaturas extremamente baixas, com sensação térmica de -15,3°C por volta da 1h da manhã desta quinta-feira.
Além de Bom Jardim da Serra, a região dos Caminhos da Neve, próxima à cidade de São Joaquim, também sofreu com as temperaturas negativas. Na madrugada desta quinta-feira, por volta das 3h, a sensação térmica chegou a -7,6°C. São Joaquim, assim como Bom Jardim da Serra, está localizada na região sul de Santa Catarina e também é conhecida por suas temperaturas frias durante o inverno.
Causas do frio intenso
As baixas temperaturas são resultado de uma massa de ar frio que atravessou as regiões sul e sudeste do Brasil nesta terça-feira. Esse fenômeno trouxe consigo a possibilidade de geada e temperaturas negativas, afetando várias áreas do estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão para sexta-feira é de dias ensolarados em Santa Catarina, embora as temperaturas devam oscilar entre uma mínima de 9°C e uma máxima de 32°C.
A passagem dessa massa de ar frio destaca a necessidade de precauções durante o inverno, especialmente em regiões conhecidas por seu clima rigoroso. A Defesa Civil recomenda que os moradores estejam atentos às previsões meteorológicas e tomem medidas para se manterem aquecidos e seguros durante períodos de frio intenso.
Calor e tempo seco em agosto
Grande parte do Brasil continuará sob a influência de um clima seco, mantendo as características observadas nos últimos meses. As temperaturas seguirão em elevação, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte, onde massas de ar quente estarão mais intensas, registrou a Climatempo.
A umidade relativa do ar diminuirá, elevando o risco de queimadas nessas áreas. No interior do Nordeste, a seca será uma preocupação constante, com a vegetação e os solos cada vez mais secos.
Agosto é conhecido pela passagem frequente de frentes frias, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Este ano, uma frente fria de maior intensidade está prevista para a primeira quinzena do mês.
Essa frente trará uma queda acentuada nas temperaturas e aumento das chuvas, especialmente no Sul e leste do Sudeste. As áreas mais impactadas serão o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o litoral de São Paulo. Esta mudança climática aliviará temporariamente as condições secas nessas regiões.
Contudo, na segunda quinzena, uma nova massa de ar seco se estabelecerá na faixa central do Brasil, intensificando a seca. Esse ar seco impedirá a formação de chuvas significativas, mantendo as temperaturas altas e a umidade do ar baixa, principalmente no Centro-Oeste e interior do Nordeste.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)