Saúde orienta isolamento de 5 dias para assintomáticos após diagnóstico de Covid
O Ministério da Saúde alterou o protocolo de isolamento para pessoas que contraíram Covid, reduzindo o tempo de afastamento de 10 para 7 dias, para aqueles que apresentarem casos leves e moderados...
O Ministério da Saúde alterou o protocolo de isolamento para pessoas que contraíram Covid, reduzindo o tempo de afastamento de 10 para 7 dias, para aqueles que apresentarem casos leves e moderados. As informações foram divulgadas há pouco pelo ministro Marcelo Queiroga (foto).
Ainda de acordo com a pasta, há a possibilidade de que esse período de isolamento seja de apenas cinco dias. Contudo, para isso, a pessoa não poderá apresentar sintomas no quarto dia após ser diagnosticada com o novo coronavírus.
Além disso, ela somente ficará liberada do afastamento caso o teste tipo RT-PCR também dê negativo ou de antígeno.
“Esse paciente pode sair do isolamento, mas deve manter as recomendações adicionais até o 10º dia, como evitar aglomerações, contato com pessoas com comorbidades, entre outras”, afirmou Arnaldo Medeiros, secretário de vigilância em saúde.
“Essa é a quarta atualização do guia epidemiológica para Covid-19”, esclareceu Medeiros.
Segundo ele, as mudanças no protocolo tiveram como base vários estudos, entre os quais, recomendações do CDC (Centro de Controle de Doença dos Estados Unidos).
“Nós assistimos a um aumento de caso no mês de janeiro e é necessária uma certa cautela, para que a gente possa abrir a nossa economia. O Brasil precisa abrir a economia para voltar a atividade econômica. O país não pode ficar fechado sem atividade econômica. Não dá”, declarou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
O período de isolamento será de dez dias, conforme o novo protocolo, somente se a pessoa testar positivo no 7º dia de afastamento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)