Saúde publica nota técnica com intervalo de 4 meses para dose de reforço
O Ministério da Saúde publicou no começo da tarde desta segunda (20) a nota técnica com a orientação de 4 meses para as doses de reforço das vacinas contra a Covid. O novo intervalo foi anunciado pelo ministro Marcelo Queiroga neste sábado (18)...
O Ministério da Saúde publicou no começo da tarde desta segunda (20) a nota técnica com a orientação de 4 meses para as doses de reforço das vacinas contra a Covid.
O novo intervalo foi anunciado pelo ministro Marcelo Queiroga neste sábado (18).
Em novembro, Queiroga anunciou doses de reforço para todos os adultos, com intervalo de 5 meses. Agora o intervalo foi oficialmente reduzido.
O novo intervalo está valendo a partir de hoje.
A dose de reforço deve ser aplicada em todos os maiores de 18 anos, independentemente da primeira vacina recebida. A dose de reforço deve ser “preferencialmente” a da Pfizer, ou, “de maneira alternativa”, a da Janssen ou AstraZeneca.
O intervalo de 4 meses serve para quem recebeu duas doses de AstraZeneca, Coronavac ou Pfizer.
Já para quem tomou a vacina da Janssen a dose de reforço deve ser aplicada a partir de 2 meses depois da primeira aplicação.
Os imunocomprometidos devem receber uma 4ª dose de vacina. Diz o texto: “Uma dose de reforço da vacina COVID-19 para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de 4 meses”.
Para gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), o intervalo para a dose de reforço é de 5 meses, também preferencialmente com a vacina da Pfizer. “Vacinas de vetor viral (AstraZeneca e Janssen) não são recomendadas para o uso em gestantes”, diz a nota técnica do ministério.
São Paulo e Minas Gerais já praticavam o intervalo de 4 meses.
LEIA AQUI a Nota Técnica do Ministério da Saúde na íntegra.
Leia mais:
Queiroga anuncia redução do intervalo da dose de reforço para 4 meses
Governo de SP reduz para 4 meses intervalo para dose de reforço
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)