Saúde prevê 10% de perda de vacinas da Pfizer durante distribuição
O plano de vacinação contra Covid-19 apresentado hoje pelo Ministério da Saúde apresenta mais detalhes sobre a logística de distribuição da vacina da Pfizer...
O plano de vacinação contra Covid-19 apresentado hoje pelo Ministério da Saúde apresenta mais detalhes sobre a logística de distribuição da vacina da Pfizer.
O imunizante, desenvolvido com uma técnica nova com base no RNA do vírus, precisa ser armazenados em temperatura de -70ºC — fato que acarreta em dificuldade logística para a distribuição da vacina.
Segundo o plano, há uma previsão de entrega de 2 milhões de doses da vacina em um primeira remessa no primeiro semestre de 2021.
“Esta vacina demanda tecnologia diferenciada de armazenamento, orientando uma logística mais restrita e direta, de forma a mitigar potenciais perdas técnicas decorrentes de alguma falha na cadeia de frio ULT (plataforma de ultrabaixa temperatura).”
Para facilitar a logística, a Saúde estabeleceu que a vacina da Pfizer será concentrada em “pontos específicos”.
“Assim, está definida a entrega da primeira remessa às centrais estaduais de rede de frio, para distribuição aos estabelecimentos de saúde das capitais (ainda a serem definidas) incluindo as regiões metropolitanas.”
A pasta ainda estabeleceu que a vacina da Pfizer será aplicada preferencialmente em profissionais de saúde de maior exposição ao vírus.
“Foi definido cenário de vacinação com doses da farmacêutica Pfizer aos profissionais da saúde que estiverem envolvidos na atenção a pacientes hospitalizados em municípios pertencentes às capitais e regiões metropolitanas (ainda a serem definidas) durante a pandemia de 2020, que representam aproximadamente 11% (626 mil profissionais) do total de trabalhadores de saúde contemplados na Fase 1.”
O Ministério da Saúde calcula uma perda de 10% das vacinas da Pfizer durante no processo de distribuição e armazenagem. A pasta também não esclareceu, no PNI, se vai adquirir refrigeradores capazes de armazenar o imunizante.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)