Saúde inclui veterinários no grupo prioritário da vacinação contra Covid-19
O Ministério da Saúde incluiu veterinários "e seus respectivos técnicos e auxiliares" no grupo de profissionais de saúde que têm prioridade na vacinação contra a Covid-19...
O Ministério da Saúde incluiu veterinários “e seus respectivos técnicos e auxiliares” no grupo de profissionais de saúde que têm prioridade na vacinação contra a Covid-19.
A decisão foi comunicada ao Conselho Federal de Medicina Veterinária na última segunda (18), dia seguinte à autorização de uso emergencial da Coronavac (já distribuída a todos os estados) e da vacina de Oxford (que ainda chegará ao Brasil).
Quem assina é Laurício Monteiro Cruz, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis da pasta e presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal.
Ele pediu que todos os estados e municípios disponibilizem a vacina para a categoria. Bastará ao veterinário apresentar sua carteira de identidade profissional.
“Ressaltamos que os médicos-veterinários atuam em diversas frentes e estão inseridos nas clínicas, hospitais, defesa sanitária, desempenhando atividades que vão desde a gestão até a vigilância de zoonoses, vigilância ambiental em saúde, epidemiológica e sanitária, o que os torna mais suscetíveis à doença”, disse Laurício em ofício ao CFMV.
No pedido para incluir a categoria, a vice-presidente do Conselho Federal, Ana Elisa de Souza Fernandes Almeida, o questionou se seria dada prioridade aos profissionais da área que atuam em “hospitais veterinários, clínicas veterinárias, consultórios particulares e estabelecimentos semelhantes, bem como àqueles que atuam na defesa sanitária animal e inspeção de produtos de origem animal”.
Abaixo, as cópias dos documentos:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)