Saúde estima que subnotificação de Covid-19 esteja entre 5% e 10%
O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, informou na coletiva há pouco que o Ministério estima entre 5% e 10% a subnotificação de casos de Covid-19. Ele explicou que o cálculo é feito por comparação entre os...
O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, informou na coletiva há pouco que o Ministério estima entre 5% e 10% a subnotificação de casos de Covid-19.
Ele explicou que o cálculo é feito por comparação entre os casos notificados ao Sivep/Gripe, que registra ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave, com os casos registrados na autorização de internação hospitalar.
“Essa diferença é que estamos considerando com padrão de subnotificação. Estamos fazendo outros estudos, olhando para uma série histórica de dez anos para ter um pouquinho mais de precisão.”
Segundo ele, a influenza sempre teve subnotificação bastante expressiva. “Esperamos algo em torno de 5 a 10% da série histórica.” Ele antecipou que será editada uma portaria tornando obrigatório o registro de internações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)