Saúde avaliar incluir a vacina da Covid no calendário anual de imunização
A ideia em discussão é que alguns grupos da população passem a ser vacinados contra a doença uma vez por ano...
O Ministério da Saúde avalia incluir a vacina contra a Covid-19 no calendário anual de imunização a partir de 2024. A ideia em discussão é que alguns grupos da população passem a ser vacinados contra a doença uma vez por ano.
Até o momento, a recomendação de proteção contra covid é baseada em duas doses iniciais e em mais duas doses de reforço. Mas não há recomendação de uma dose por ano. Em 2023, o governo estendeu a vacinação com doses de reforço bivalentes para toda a população acima de 12 anos de idade. A adesão, porém, foi baixa até mesmo para os grupos prioritários, considerados de maior risco de agravamento da doença.
Para o ano que vem, a proposta em discussão prevê a adoção de um calendário de vacinação contra a Covid-19 na rotina de crianças menores de 5 anos, e doses de reforço periódicas ao menos uma vez por ano para grupos de risco, como idosos, imunocomprometidos (pacientes com sistema imunológico debilitado) e gestantes, seguindo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Há ainda a possibilidade de inclusão de outros grupos como profissionais de saúde e comunidades tradicionais.
“Vacinar toda a população, como a gente vem fazendo, precisa ser revisado nesse momento de transição em que nos encontramos. Fizemos reuniões técnicas e tiramos diretrizes básicas que o Ministério da Saúde vai seguir em discussões internas. Agora, o anúncio disso ainda depende de uma discussão com a gestão tripartite [governo federal, Estados e municípios]”, disse Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)