São Paulo tem mais de 570 mortes por dengue este ano
O estado contabiliza um total de 863.939 casos confirmados de dengue. Destes, 1.022 são classificados como graves
De acordo com os dados do painel de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, divulgados nesta quinta-feira, 2, já foram registradas 571 mortes causadas pela dengue, e outras 663 estão sob investigação.
O estado contabiliza um total de 863.939 casos confirmados de dengue. Desses casos, a maioria é considerada leve, com 853.025 registros, enquanto 9.892 apresentam sinais de alarme e 1.022 são classificados como graves.
Dengue no município de SP
A cidade de São Paulo é a mais afetada, com 105 mortes decorrentes da dengue. Outros municípios que também apresentam números preocupantes são Jacareí, Guarulhos e São José dos Campos, com 47, 35 e 35 óbitos registrados, respectivamente.
O número de mortes na capital paulista supera o total registrado nos últimos 17 anos. Desde o início da série histórica em 2007 até 2023, foram notificados apenas 71 óbitos por dengue na cidade, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a Folha de S. Paulo, um estudo recente publicado pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz revelou que a falta de assistência adequada e a falta de atenção ao potencial agravamento dos pacientes são as principais razões associadas às mortes por dengue.
Tendência de queda nos casos
Apesar dessas estatísticas em São Paulo, há uma tendência de queda dos casos de dengue em todo o país, conforme dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. Neste ano, o Brasil registrou 4.176.810 casos prováveis e 2.073 mortes pela doença.
A boa notícia é que 21 estados e o Distrito Federal apresentam uma tendência de queda ou estabilidade na incidência de dengue.
No entanto, cinco estados ainda estão enfrentando um aumento nos casos: Ceará, Mato Grosso, Pará, Sergipe e Tocantins. Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em entrevista a jornalistas, esses estados são conhecidos por terem um aumento tardio nos casos de dengue ao longo do ano. Quanto aos demais estados, é necessário realizar uma análise mais minuciosa para entender o que está acontecendo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)