São Paulo muda o protocolo para casos leves e aciona hospitais de campanha
Edson Aparecido, secretário municipal de Saúde de São Paulo, detalhou a O Antagonista a mudança de procedimento em relação aos pacientes que apresentarem sintomas leves ou moderados da Covid-19...
Edson Aparecido, secretário municipal de Saúde de São Paulo, detalhou a O Antagonista (leia outros trechos da entrevista aqui e aqui) a mudança de procedimento em relação aos pacientes que apresentarem sintomas leves ou moderados da Covid-19.
A partir de agora, ao invés de serem orientados a fazer o tratamento em casa, eles serão monitorados presencialmente por uma equipe de Saúde da prefeitura por alguns dias e, se não melhorarem, vão para o hospital de campanha do Anhembi.
“Hoje, a pessoa tem o sintoma leve, moderado, e a gente pede para ela ficar em casa, em isolamento, e se tiver os sintomas agravados, voltar à unidade de saúde para ter o encaminhamento”, explicou Aparecido.
“A gente agora deixa a pessoa em isolamento em casa, mas uma equipe nossa vai acompanhar essa pessoa domiciliarmente por quatro dias. Vai todo dia à casa da pessoa. Se ela mantiver os sintomas, mesmo que sejam leves ou moderados, nós transferimos a pessoa para uma ala do hospital de campanha do Anhembi.”
Segundo o secretário, a mudança de procedimento ajuda a aliviar a pressão — que já grande — sobre o sistema de saúde.
“A gente estava percebendo que essas pessoas com sintomas leves e moderados, quando voltavam para a unidade de saúde, apresentavam situação muito agravada. Voltavam em estado muito pior.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)