Santos Cruz: de ministro a pedra no sapato
Nos primeiros seis meses de governo, Jair Bolsonaro demitiu três ministros. Com a saída do general Carlos Alberto dos Santos Cruz -- que foi amigo do presidente por mais de três décadas -- da Secretaria do Governo, ficou evidente que a lâmina do presidente era implacável. À frente da pasta, Santos Cruz foi alvo constante dos ataques de Olavo de Carvalho, que chegou a chamá-lo de...
Nos primeiros seis meses de governo, Jair Bolsonaro demitiu três ministros. Com a saída do general Carlos Alberto dos Santos Cruz — que foi amigo do presidente por mais de três décadas — da Secretaria do Governo, ficou evidente que a lâmina do presidente era implacável.
À frente da pasta, Santos Cruz foi alvo constante dos ataques de Olavo de Carvalho, que chegou a chamá-lo de “bandidinho”, “politiqueiro de merda”, “um nada” e “bosta engomada”.
O tiroteio verbal, dirigido também a outros militares do alto escalão do Planalto, quase sempre teve o aval de Carlos Bolsonaro.
Coube a outros militares fazer a defesa de Santos Cruz.
O general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército, chamou Olavo de “verdadeiro Trotsky da direita”.
Em resposta, o ideólogo da Virgínia afirmou que Villas Bôas era um “doente preso a cadeira de rodas”.
A razão da discórdia entre Olavo e Santos Cruz era o rumo da área de comunicação do governo.
A ala olavista acusou o ministro de travar as estratégias de comunicação do Planalto, cancelando vários contratos e vetando a distribuição de verbas para blogs.
A amizade de Santos Cruz com o presidente murchou. O então ministro ressentiu-se do fato de Bolsonaro não o ter defendido.
O conflito com olavistas fez com que se instalasse uma verdadeira guerra no Planalto.
A ponto de Fabio Wajngarten, chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, levar a Bolsonaro a cópia de uma troca de mensagens de WhatsApp atribuída a Santos Cruz na qual o militar supostamente criticava o presidente, como revelou a Crusoé.
Demitido por Jair Bolsonaro pelo “erro imperdoável”, Santos Cruz agora vem disparando críticas pesadas ao ex-chefe.
Virou uma pedra no sapato do presidente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)