Salles publica vídeo antigo de Drauzio Varella para minimizar pandemia
Ricardo Salles foi ao Twitter na madrugada deste domingo para republicar um vídeo de Drauzio Varella. No vídeo, o médico faz uma pergunta retórica e responde: "e aí, você vai continuar andando na rua? Claro que vou. Não acho que se justifique qualquer mudança nos hábitos"....
Ricardo Salles foi ao Twitter na madrugada deste domingo para republicar um vídeo de Drauzio Varella. No vídeo, o médico faz uma pergunta retórica e responde: “e aí, você vai continuar andando na rua? Claro que vou. Não acho que se justifique qualquer mudança nos hábitos”.
Acontece que o vídeo é antigo. Segundo o Portal Drauzio Varella, que criticou também pelo Twitter a atitude do ministro, a mensagem é de 30 de janeiro. Nesse dia, a OMS declarou o novo coronavírus como emergência de saúde pública de relevância internacional (mas não pandemia). O número de mortes registradas pela doença era de 213, todas na China, naquele momento com 9 692 casos.
A equipe de Varella escreveu: “@rsallesmma, na posição de ministro, esperamos que o senhor, no mínimo, tenha a responsabilidade de se atentar à data em que esse vídeo foi publicado (30/01), uma vez que a situação em torno do coronavírus muda rapidamente”.
Para se ter uma ideia, naquele 30 de janeiro ainda nem havia sido feita a operação de resgate de brasileiros em Wuhan. Os aviões saíram do Brasil em 5 de fevereiro, e pousaram em Anápolis com os resgatados no dia 9.
Não havia naquele momento nenhum caso confirmado de COVID-19 no Brasil. Isso só aconteceu em 25 de fevereiro, terça de Carnaval (com a contraprova na Quarta-Feira de Cinzas).
O vídeo foi removido do YouTube de Varella.
O médico mudou de opinião sobre a epidemia. Em 19 de março, seu Twitter publicou: “Hoje, ainda é necessário conter o pânico, mas é impossível manter uma rotina normal”.
Quando o novo coronavírus chegou ao Brasil, Drauzio orientou que todos seguissem a vida normalmente e evitassem entrar em pânico. Hoje, ainda é necessário conter o pânico, mas é impossível manter uma rotina normal. Por quê? Drauzio explica. #COVID19 #CoberturaDV pic.twitter.com/arn8ntnvFM
— Portal Drauzio Varella (@drauziovarella) March 19, 2020
No vídeo de 19 de março, Varella diz: “Mudou. Nós temos que acompanhar o que está acontecendo. Procure se informar, porque a epidemia é dinâmica. Isso que eu tô dizendo agora talvez mude em alguns dias ou algumas semanas”.
Flávio Bolsonaro foi outro que republicou o vídeo antigo de Varella, às 11h23 de hoje.
Posteriormente, os dois republicaram o vídeo mais recente do médico.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)