RS decreta situação de emergência por causa da dengue
Além do Distrito federal, contando com o RS, já são oito estados em situação de emergência decorrente da dengue
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou a declaração de situação de emergência em saúde pública no estado após a confirmação de 20 mortes por dengue.
A medida tem como objetivo principal controlar, prevenir e cuidar da saúde da população diante do risco epidemiológico causado pela epidemia da doença, que atualmente atinge 94% dos municípios gaúchos.
Com a declaração de emergência, o governo estadual poderá destinar recursos com maior agilidade para combater a dengue, evitando trâmites demorados e burocráticos, como licitações. O decreto permitirá um processo rápido na aquisição de insumos essenciais, como medicamentos e vacinas, facilitando assim o enfrentamento da doença, conforme destacado em comunicado oficial.
Medidas do governo gaúcho
A Secretaria de Saúde lançou uma plataforma que possibilita a identificação do estado de saúde e o tratamento dispensado a cada paciente por meio de características, sinais e sintomas. Além disso, foi assinada uma nota técnica conjunta com o Conselho Regional de Enfermagem autorizando profissionais da área a requisitarem exames, principalmente hemogramas, em casos suspeitos de dengue.
A Secretaria da Saúde reforça a importância de buscar atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas da doença. Essa medida evita o agravamento do quadro clínico e possíveis complicações que podem levar ao óbito, ressaltou o comunicado oficial. Entre os principais sintomas da dengue estão:
- Febre alta;
- Dores de cabeça intensas;
- Dores musculares e nas articulações;
- Manchas vermelhas na pele;
- Náuseas e vômitos.
A dengue no Rio Grande do Sul
De acordo com dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul registrou, desde o início do ano, 27.752 casos prováveis de dengue. Além das 20 mortes confirmadas pela Secretaria de Saúde, há sete óbitos em investigação. O coeficiente de incidência da doença no estado é de 255 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.
Além do Rio Grande do Sul, outros oito estados brasileiros já decretaram situação de emergência em saúde pública por conta do aumento expressivo dos casos de dengue. São eles: Acre, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, há ainda 288 decretos municipais, sendo a maioria em Minas Gerais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)