Rosa Weber diz que ataques “não destruíram o espírito da Democracia”
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, discursou durante a abertura do ano no Judiciário, na manhã desta quarta-feira (1º) na sede da Suprema Corte. A invasão de bolsonaristas ao prédio do STF no dia 8 de Janeiro foi o tema central de sua fala...
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, discursou durante a abertura do ano no Judiciário, na manhã desta quarta-feira (1º) na sede da Suprema Corte. A invasão de bolsonaristas ao prédio do STF no dia 8 de Janeiro foi o tema central de sua fala.
A ministra disse que o “ataque golpista e ignóbil” foi dirigido com maior virulência contra a Corte, “certamente porque ela, ao fazer valer prevalecer a autoridade da Constituição, se contrapõe contra toda sorte de pretensões autocráticas”.
“Possuídos de ódio irracional, quase patológico, os vândalos, com total desapreço pela res pública e imbuídos da ousadia da ignorância, destroçaram bens públicos sujeitos à proteção especial, como os tombados pelo patrimônio histórico, mobiliários, tapetes e obras de arte”, continuou a ministra, que garantiu punição aos responsáveis.
“Uma vez erguida da justiça a clava forte sobre a violência cometida em oito de janeiro, os que a conceberam, os que a praticaram, os que a insuflaram e os que a financiaram serão responsabilizados com o rigor da lei, nas diferentes esferas.”
“E para os que, consumidos pela fogueira da irracionalidade […] digo novamente: é inútil, pois mesmo que desejassem destruir mil vezes o Supremo Tribunal Federal, subsistiria incólume o sentimento de reverência dessa Casa pelo Estado Democrático de Direito”, continuou. “E mil e uma vezes reconstruiríamos este prédio, com fizemos agora.”
A cerimônia conta com a presença do presidente da República, Lula, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ambos que também tiveram seus palácios invadidos no dia 8 de Janeiro. Augusto Aras, o procurador-geral da República que tem movido denúncias contra os bolsonaristas envolvidos no ato, também está presente.
Ela foi aplaudida de pé ao final do discurso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)