Ex-presidente da CIDH, Roberto Caldas é condenado por agredir a ex-mulher
O advogado Roberto Caldas, ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), foi condenado hoje por agredir a ex-mulher Michella Marys...
O advogado Roberto Caldas, ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), foi condenado hoje por agredir a ex-mulher Michella Marys. Na sentença, a juíza Jorgina de Oliveira, da estabeleceu a pena em 5 meses de prisão, mas autorizou a substituição por prestação de serviços à comunidade.
Caldas foi condenado por vias de fato, ameaça e constrangimento ilegal, todas contravenções penais, e não crimes. Na decisão, a juíza escreveu que Caldas, embora negasse as agressões, não conseguiu apresentar nenhuma justificativa para os hematomas apresentados pela ex-esposa.
“A simples negativa de autoria pelo acusado e a tentativa de desqualificar a vítima, alegando, dentre outras coisas, traição, desvio de dinheiro, instabilidade emocional com histórico de agressividade, não se reveste de solidez suficiente e impingir qualquer dúvida acerca da efetiva prática da conduta ora apurada”, afirmou a magistrada Jorgina de Oliveira.
Em post no Instagram, Michella Marys, a ex-mulher de Caldas, disse que não comemoraria a sentença, mas via na decisão esperança para as mulheres vítimas de violência doméstica. No texto, ela disse que foi vítima de agressões do advogado por “praticamente 13 anos”.
Michella denunciou ter sido agredida pelo ex-marido em 2018. Ele chegou a ser afastado da CIDH, mas renunciou ao cargo logo depois.
Em nota, Caldas disse que já foi absolvido de outras 11 acusações e que vai recorrer da condenação.
Leia:
Nota à imprensa
Roberto Caldas confia na Justiça para revisar a sentença, em primeira instância, dos delitos de menor gravidade. A Justiça já absolveu ou encerrou 11 acusações de violência doméstica. Ele
informa que recebeu a sentença condenatória com respeito e serenidade, porém pretende recorrer.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)