Risco “perigosíssimo” para incêndio em todas as regiões do Brasil
Alerta emitido pelo Inmet recai sobre 25 estados e o Distrito Federal
Todas as regiões do Brasil registram pontos de risco “perigosíssimos” para incêndios, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O alerta emitido pelo instituto com dados atualizados até 22h de sábado recai sobre 25 estados e o Distrito Federal. Não há medição em Roraima.
Dados da plataforma Monitor do Fogo, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e da rede MapBiomas, divulgados na última quinta-feira, 12, mostram que a área de floresta nativa queimada na Amazônia cresceu 132% em agosto de 2024 frente ao mesmo período de 2023, o equivalente a 685.829 hectares de floresta nativa destruídos pelo fogo.
Segundo relatório, um terço da área atingida é composta por vegetação nativa, ou seja, que não foi desmatada para o plantio ou criação de gado.
Em 2019, 12% da área afetada pelas queimadas tinha vegetação nativa. Em 2024, o percentual subiu para 34%.
Gestão de Lula no meio ambiente
Pesquisa realizada pelo Ipec aponta que 44% dos brasileiros avaliam a gestão do governo Lula no meio ambiente como ruim ou péssima. Apenas 27% consideram boa ou ótima.
O levantamento, divulgado neste sábado, 14, pelo jornal O Globo mostra que o maior salto negativo na percepção da gestão petista ocorreu justamente na área ambiental na comparação com sondagem realizada em abril.
Segundo o Ipec, 33% dos entrevistados consideravam o desempenho do governo Lula ruim ou péssimo em abril. O tema, aliás, era um dos setores melhores avaliados.
A pesquisa divulgada neste sábado foi realizada entre os dias 5 e 9 de setembro com 2 mil pessoas em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
A queda na avaliação do governo Lula na área ambiental ocorre em meio a queimadas em vários estados. Um levantamento do projeto MapBiomas mostrou que as queimadas consumiram em agosto uma parte do território brasileiro equivalente ao território da Paraíba.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)