Rio Grande do Sul decreta estado de calamidade por chuvas
Até o momento, 11 pessoas morreram e 21 estão desaparecidas e mais de 100 desabrigadas; Lula deve visitar Rio Grande do Sul nesta quinta
O governo do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública por 180 dias devido às fortes chuvas que vêm desde os últimos dias de abril.
Até o momento, 11 pessoas morreram, 21 estão desaparecidas e mais de uma centena estão desabrigadas em quase 115 municípios atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
Segundo a deliberação, publicada em edição extra do Diário Oficial na noite da quarta, 1º de maio, os órgãos públicos do estado, em coordenação com a Defesa Civil, devem prestar apoio imediato aos mais de 100 municípios atingidos.
Ainda na quarta, o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), conversou por telefone com Lula (PT) sobre as chuvas que assolam o território gaúcho. O petista anunciou que visitará o estado nesta quinta, 2.
“Amanhã vou pessoalmente ao Sul para verificarmos a situação e o trabalho conjunto dos ministros com o governo do estado”, publicou Lula no X, antigo Twitter.
“Relatei que estamos vivenciando uma situação de guerra no Rio Grande do Sul”, afirmou Leite, também no X.
“Reforcei que precisamos da participação efetiva e integral das Forças Armadas na coordenação deste momento, que é como o de uma guerra. Não temos um inimigo para ser combatido, mas temos muitos obstáculos para serem superados e precisamos da atuação das Forças Armadas”, acrescentou.
Ponte arrastada
Uma ponte de concreto foi completamente arrastada pela força das águas durante uma enxurrada em Santa Tereza, no Rio Grande do Sul, na manhã desta terça-feira, 30 de abril. A cena foi captada durante transmissão ao vivo da prefeita do município, Gisele Caumo.
“Situação atual em Santa Tereza! Pedimos o máximo de cuidado nos deslocamentos, pois o solo está instável, apresentando riscos”, diz a publicação da prefeita no Instagram.
Nesta terça, onze rodovias estaduais e quatro federais tiveram bloqueios totais no Rio Grande do Sul. Na BR-290, em Eldorado do Sul, a Polícia Rodoviária Federal interditou um trecho com asfalto cedendo.
Chuvas deixam Sul em alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo para o Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina. De acordo com o comunicado, são esperados acumulados de chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Essa situação representa um grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas nas áreas de risco.
Os alertas de grande perigo indicam a ocorrência de fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com alta probabilidade de causar danos e acidentes significativos, representando riscos para a integridade física e até mesmo para a vida humana, conforme explicou o Inmet.
As áreas afetadas incluem o sudoeste, noroeste, nordeste, sudeste, centro ocidental e oriental do Rio Grande do Sul, além da região metropolitana de Porto Alegre e sul catarinense.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)