Retorno das comissões no Senado será novo desafio para o governo
Rodrigo Pacheco prometeu, com a volta do recesso parlamentar, a partir da semana que vem, retomar o trabalho das comissões permanentes do Senado. Durante a pandemia, somente as comissões sobre essa tema e a CPI da Covid foram autorizadas a funcionar. De resto, tudo foi levado diretamente ao plenário virtual, sem muita discussão e com poderes ainda mais concentrados nas mãos dos líderes e aliados do presidente do Senado...
Rodrigo Pacheco prometeu, a partir da volta do recesso parlamentar, na semana que vem, retomar o trabalho das comissões permanentes do Senado.
Durante a pandemia, somente as comissões sobre esse tema e a CPI da Covid foram autorizadas a funcionar. De resto, tudo foi levado diretamente ao plenário virtual, sem muita discussão e com poderes ainda mais concentrados nas mãos dos líderes e de aliados do presidente do Senado.
A intenção de Pacheco é retomar as comissões em sistema semipresencial, com a possibilidade de senadores continuarem participando por vídeo.
O retorno à “normalidade” será mais um desafio para o governo Bolsonaro, uma vez que as duas principais comissões têm no comando parlamentares que podem tornar a vida do presidente da República ainda mais difícil.
Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), quem controla a pauta é Davi Alcolumbre (DEM), que está magoado com o Planalto, como já noticiamos. Já a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) é comandada pelo senador da Bahia Otto Alencar (PSD), uma das vozes mais críticas ao governo na CPI da Covid. Publicamente, claro, nenhum deles dirá que usará a função para prejudicar os planos de Bolsonaro.
“A verdade é que nada anda no Senado sem passar por essas duas comissões. O governo vai tentar melhorar a relação por aqui, depois de colocar o Ciro Nogueira na Casa Civil, mas poderá esbarrar no humor dos senadores nessas duas comissões”, comentou com O Antagonista, em reservado, um experiente senador.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)