Resultado do PT em São Paulo é o pior da história do partido
Se for confirmado o percentual de votos que a pesquisa boca de urna do Ibope dá a Jilmar Tatto (8%), será o pior resultado da história do PT em uma disputa pela prefeitura de São Paulo...
Se for confirmado o percentual de votos que a pesquisa boca de urna do Ibope dá a Jilmar Tatto (8%), será o pior resultado da história do PT em uma disputa pela prefeitura de São Paulo.
Fundado em 1980, o PT participou da eleição municipal paulistana pela primeira vez em 1985. Naquele ano, Eduardo Suplicy ficou em terceiro lugar, com cerca de 20% dos votos, atrás de Fernando Henrique Cardoso (então no PMDB) e do prefeito eleito, Jânio Quadros (PTB).
Em 1988, o PT chegaria à prefeitura com Luiza Erundina –hoje candidata a vice na chapa do psolista Guilherme Boulos–, que obteve 37% dos votos totais num pleito que não previa segundo turno.
A partir de 1992, e até 2012, o partido chegaria ao segundo turno em todas as eleições paulistanas, vencendo duas delas (Marta Suplicy em 2000 e Fernando Haddad em 2012).
Em 2016, Haddad foi o primeiro candidato do PT a não chegar ao segundo turno desde que ele foi adotado em São Paulo –a eleição foi vencida pelo tucano João Doria no primeiro. Na ocasião, o prefeito petista ficou com cerca de 17% dos votos.
Jilmar Tatto parece ter conseguido metade do que Haddad obteve quatro anos atrás. Parabéns.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)