“Repúdio inequívoco”
O Estadão, em editorial, condenou a trapalhada de Paulo Guedes sobre o AI-5: “Que Lula da Silva aposta suas fichas no confronto com o atual governo, parece não haver dúvida...
O Estadão, em editorial, condenou a trapalhada de Paulo Guedes sobre o AI-5:
“Que Lula da Silva aposta suas fichas no confronto com o atual governo, parece não haver dúvida. Seu discurso denota claramente essa disposição, que não seria novidade na trajetória belicosa do PT, principalmente quando está na oposição. Tampouco é novidade que junto com a ‘resistência’ petista sempre vêm os baderneiros, que abusam da liberdade de manifestação para causar tumulto e que, quando reprimidos, posam de vítimas da ‘truculência’ do Estado.
Nada disso, contudo, justifica que se invoque a hipótese de cancelar direitos políticos e garantias individuais, o que só poderia acontecer em resposta a uma excepcionalíssima situação de rebelião interna – conforme os artigos 136 a 141 da Constituição, que versam sobre estado de defesa e estado de sítio (…).
Os brasileiros que querem a manutenção da democracia plena, do Estado de Direito e da estabilidade política e social deveriam (…) expressar seu repúdio inequívoco a qualquer tentativa de banalizar medidas de exceção como o AI-5, especialmente quando a tentativa parte de quem está no poder e que, mais que todos, deve dar o exemplo de respeito às liberdades democráticas gravadas na Constituição que jurou cumprir.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)