Representante ucraniano pede prisão de Putin caso ele venha ao Brasil
Vitório Sorotiuk (foto), presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, cobrou do ministro da Defesa e Segurança Pública, Flávio Dino, que Vladimir Putin seja preso caso venha ao Brasil para a reunião do G20 que vai acontecer no ano que vem...
Vitório Sorotiuk(foto), presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, cobrou do ministro da Defesa e Segurança Pública, Flávio Dino, que Vladimir Putin seja preso caso venha ao Brasil para a reunião do G20 que vai acontecer no ano que vem.
De acordo com a Folha de S. Paulo, o encontro entre Sorotiuk e Dino aconteceu em Santiago nesta segunda-feira (11), durante uma cerimônia em comemoração aos 50 anos do golpe de Estado que estabeleceu a ditadura de Augusto Pinochet no Chile.
Sorotiuk aproveitou a oportunidade para transmitir ao ministro que Putin está cometendo genocídio contra o povo ucraniano e que o Brasil tem a obrigação perante as Nações Unidas de cumprir o mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional.
A entidade presidida por Sorotiuk é a principal representante da comunidade de descendentes ucranianos no Brasil, estimada em cerca de 600 mil pessoas.
Dino estava no Chile como um dos representantes do governo na solenidade, enquanto Sorotiuk marcou presença em Santiago para marcar a efeméride, uma vez que ele morava no país quando ocorreu o golpe e chegou a ser preso por 43 dias no Estádio Nacional.
Segundo Sorotiuk, o ministro respondeu apenas que achava improvável que um cenário onde Putin poderia ser preso caso visitasse o Brasil “viesse a acontecer”, disse o ministro, mas não deu mais detalhes sobre o assunto.
Como signatário do Tribunal Penal Internacional, o Brasil tem a obrigação legal de prender o líder russo caso ele pise em solo nacional. Durante sua participação no G20 na Índia, Lula inicialmente afirmou que não cumpriria a ordem de prisão, mas depois voltou atrás e afirmou que é uma questão para a Justiça decidir.
"É um absurdo, são os países emergentes signatários de umas coisas que prejudicam eles mesmos. Vou dar uma pensada nisso direitinho", diz @LulaOficial em manifestação contra o Tribunal Penal Internacional, que ameaça Vladimir Putin de prisão. https://t.co/tsbk0fs6wx pic.twitter.com/FpmSTNGtac
— O Antagonista (@o_antagonista) September 11, 2023
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)