Renan Filho diz para “não criar muita expectativa” sobre trem-bala entre SP e RJ
O ministro dos Transportes, Renan Filho (foto), disse nesta quinta-feira (23) que o contrato celebrado entre a ANTT e a TAV Brasil, empresa interessada em construir uma linha de trem de alta velocidade entre São Paulo e o Rio de Janeiro, não deveria ser motivo de alarde...
O ministro dos Transportes, Renan Filho (foto), disse nesta quinta-feira (23) que o contrato celebrado entre a ANTT e a TAV Brasil, empresa interessada em construir uma linha de trem de alta velocidade entre São Paulo e o Rio de Janeiro, não deveria ser motivo de alarde.
“Autorização é um modelo simplificado para atrair o investimento privado. Exige o cumprimento de uma série de tarefas para que o investimento possa mesmo ir adiante”, disse o ministro à CNN Brasil. “Então não é criar muita expectativa nesse momento, e nós vamos cobrar o cumprimento do prazo para ver se a empresa tem condição de levar adiante um projeto tão arrojado.”
A publicação da decisão ocorreu nesta quarta-feira (22) e permitirá a operação da linha pela TAV Brasil por 99 anos.
Pelo cronograma da empresa, a linha começaria a ser construída no segundo semestre de 2026. O ‘trem-bala’ deve entrar em operação no segundo semestre de 2032. Para reduzir o custo com operações e com desapropriações, as estações principais devem ser erguidas fora da região central: a de São Paulo seria na zona norte da cidade, a do Rio no extremo oeste da capital.
O trajeto entre as duas capitais seria feito em 85 minutos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)