Rejeição de indicado de Lula no Senado acende alerta no Planalto
O governo teme que uma eventual indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o STF também enfrente dificuldades no Senado...
A rejeição do Senado da indicação de Igor Roberto Albuquerque Roque para exercer o cargo de Defensor Público-Geral Federal da Defensoria Pública da União (DPU) acendeu o alerta no Palácio do Planalto para futuras indicações que precisem do aval da Casa. O governo teme, por exemplo, que uma eventual indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF) também sofra resistências por parte dos senadores.
Aliados do Planalto admitem que Dino é hoje o principal porta-voz do governo contra a chamada extrema-direita bolsonarista. Por isso, caso seja o escolhido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga do STF, ele terá que moderar o tom, principalmente, com a bancada da oposição.
“Vai Lula, indica o Flávio Dino ‘pro’ STF. O Senado ‘tá’ esperando”, afirmou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em comemoração à derrota do Planalto para a DPU.
Igor Roque recebeu 38 votos contra sua indicação e 35, a favor, em votação desta quarta-feira (25). Ele sofria rejeição por parte da oposição, pois era apontado como defensor de pautas como aborto e descriminalização das drogas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)