Reino Unido troca ministro das Finanças após fiasco com pacote fiscal
O ex-ministro das Relações Exteriores da Grã Bretanha Jeremy Hunt vai substituir Kwasi Kwarteng como ministro das Finanças...
O ex-ministro das Relações Exteriores da Grã Bretanha Jeremy Hunt vai substituir Kwasi Kwarteng como ministro das Finanças. A demissão de Kwarteng foi anunciada por volta das 9h de hoje, horário de Brasília, e o anúncio de Hunt no cargo foi feito pouco tempo depois.
Jeremy Hunt já disputou a liderança do partido conservador em duas oportunidades. Na primeira perdeu para Boris Jhonson e na segunda para a atual premiê Liz Truss. O pacote fiscal apresentado por Kwarteng em 23 de setembro levou a moeda britânica a grande desvalorização e os juros de papéis com vencimentos longos a dispararem. A medida forçou o BoE (Bank of England) a intervir nos mercados para evitar a quebra de fundos de pensão.
O plano encabeçado por Kwarteng previa cortes de juros e um teto para as contas de energia. As medidas teriam um custo estimado de US$ 68 bilhões. A expectativa agora é de que o plano seja revisto e que Hunt anuncie o cancelamento de alguns dos cortes acompanhado de aumentos de impostos, por exemplo, sobre o lucro das empresas.
Uma nota curiosa sobre a demissão de Kwarteng é que a primeira-ministra britânica, Liz Truss, não faz menção ao motivo para a demissão do ex-ministro das Finanças. Truss somente diz que Kwasi Kwarteng “colocou os interesses nacionais à frente”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)