Reformas econômicas estão próximas de um consenso entre analistas, diz Nelson Barbosa
Ex-ministro da Fazenda e integrante do grupo da economia, Nelson Barbosa se comparou ao ministro de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, ao falar sobre as reformas econômicas que seriam prioridade no governo Lula (PT). “Hoje eu sou o posto Ipiranga”, disse...
Ex-ministro da Fazenda e integrante do grupo da economia, Nelson Barbosa indicou que as reformas econômicas que seriam prioridade no governo Lula (PT) estão próximas de um consenso – mas que temas como a trajetória da dívida e a dívida líquida ainda são frutos de debate.
De acordo com ele, a equipe fará propostas sobre projetos já apresentados ao Congresso Nacional, tanto no caso de uma reforma fiscal quanto tributária. Ele ainda brincou que, entre os membros do grupo, ele foi escolhido como “boi de piranha” para explicar a situação.
“O que estamos discutindo é isso. Vamos pegar as propostas que já foram apresentadas, que cada um de nós já fez no passado, e vamos tentar fazer uma proposta de consenso para o governo”. As sugestões de textos consolidados serão encaminhadas no relatório do grupo ao governo de transição, em meados de dezembro.
Atualmente, tramitam no Congresso Nacional algumas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) para alteração do sistema tributário. As principais são a PEC 110/2019, no Senado, e a PEC 45/2019, na Câmara dos Deputados.
Sobre a reforma do Imposto de Renda, o ex-ministro avalia que “a discussão não está tão madura” quanto no caso da tributação indireta. “Tributação direta é uma coisa que precisa de muito cuidado, é uma coisa que o presidente Lula já falou”, disse.
*Correção às 19h04: uma versão anterior contava com uma frase erroneamente creditada ao ex-ministro Nelson Barbosa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)