Recorde de calor em junho
Embora seja esperado um aumento das temperaturas, isso não significa que teremos um calor intenso, mas sim temperaturas acima do padrão
Um novo bloqueio atmosférico se estabeleceu no Sudeste do Brasil, o que resultará na inibição da chegada de novas frentes frias no Centro-Sul nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, essa condição climática irá provocar um veranico, com temperaturas acima da média para essa época do ano.
O veranico é caracterizado por períodos de mais de quatro dias consecutivos de calor no inverno ou outono. Durante esse período, as temperaturas ficam acima da média, o clima fica seco e há pouca chuva. No entanto, vale ressaltar que isso não significa necessariamente a ocorrência de ondas de calor, que são caracterizadas não apenas pelas altas temperaturas, mas também pelos impactos na saúde e pelo calor persistente tanto durante o dia quanto à noite.
Com esse novo bloqueio atmosférico no Centro-Leste do país, as temperaturas devem ficar significativamente acima da média em áreas do oeste e sul do Mato Grosso do Sul, assim como em parte da região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul.
Calor acima do padrão para junho
Embora seja esperado um aumento das temperaturas nessas regiões, isso não significa que teremos um calor intenso, mas sim que as temperaturas estarão acima do padrão esperado para junho. Em algumas áreas do Rio Grande do Sul, por exemplo, as temperaturas podem ficar entre 5 e 8 graus acima da média por um período prolongado, podendo até mesmo estabelecer recordes para o mês.
Em São Paulo, há possibilidade de quebrar o recorde de calor para o mês de junho neste fim de semana. Segundo o meteorologista Fábio Luengo, que falou ao G1, da Climatempo, a maior temperatura já registrada em junho foi de 28,8°C, em 1992, e essa marca pode ser superada nos próximos dias. Luengo também ressalta que o calor será mais intenso no período da tarde, enquanto as noites e madrugadas continuarão frescas, como tem sido observado nos últimos dias.
Risco de temporal
As chuvas serão concentradas nas áreas Norte e Nordeste do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o risco de temporais no norte do Amazonas e no Amapá, além da faixa litorânea da Bahia até o Rio Grande do Norte.
Com esse novo bloqueio atmosférico afetando o Brasil, a próxima semana também será marcada por temperaturas acima da média, inclusive no Dia dos Namorados, em 12 de junho. Neste ano, a data, que geralmente é celebrada com um clima frio típico do mês, será mais quente do que o normal.
O veranico deverá durar pelo menos até o dia 14 de junho. Portanto, é esperado que o Dia dos Namorados seja mais quente em quase todo o país. Segundo a Climatempo, em São Paulo, a temperatura máxima poderá chegar a 25°C, enquanto no Rio de Janeiro espera-se uma máxima de 26°C. Já no Sul do país, são esperados 25°C em Porto Alegre e em Curitiba.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)