Reajuste de benefícios do INSS em janeiro de 2024
Nova rodada de aumento no INSS começa em janeiro de 2024 Os benefícios e auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referentes ao mês de janeiro de 2024.
Os benefícios e auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referentes ao mês de janeiro de 2024, já podem ser conferidos pelos canais de atendimento do órgão.
Os extratos exibem os reajustes referentes ao aumento do salário mínimo e a correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Depósito da nova margem
De acordo com o anúncio do INSS, os créditos para quem recebe até um salário mínimo serão depositados entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro.
O reajuste de 6,97% beneficia quase 26 milhões de pessoas.
A partir de 1º de fevereiro
Os cidadãos que recebem um valor acima de R$ 1.412, o piso nacional, terão o valor reajustado pago a partir de 1º de fevereiro.
Este grupo, que conta com mais de 13 milhões de beneficiários, receberá um incremento de 3,71% sobre o valor do benefício.
Para os que recebem acima do piso
Os segurados que recebem acima do piso e que começaram a receber o benefício em 2023 terão os valores reajustados de forma proporcional ao mês de concessão.
A variação pode ir de 0,55%, para quem passou a receber em dezembro de 2023, e chegar ao percentual total de 3,71%, para quem se tornou beneficiário em janeiro de 2024.
Como conferir o extrato e a data de pagamento?
O extrato e a data de pagamento podem ser conferidos tanto pelo site ou aplicativo Meu INSS, quanto pela Central 135.
Para aqueles que optarem pelo atendimento por telefone, é importante lembrar que ele é disponibilizado de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Para saber mais sobre a tabela de reajuste aplicável, é possível conferir na portaria do Ministério da Previdência Social.
Este aumento nos benefícios e auxílios do INSS é mais uma tentativa de minimizar os impactos da inflação e melhorar o poder de compra dos cidadãos beneficiários.
Contudo, é importante ressaltar que esta elevação segue o padrão anual, sendo parte do esforço do governo em manter o equilíbrio econômico do país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)