Ram confirma fim do motor V8 no Brasil: A nova era das picapes elétricas começou
A Ram anuncia o lançamento da nova Ram 1500 com motorização eletrificada no Brasil. Picapes elétricas prometem revolucionar o mercado automotivo nacional.
A montadora Ram já anunciou que o motor V8 deixará de ser oferecido no Brasil, tanto na Ram 1500, como na Classic. A geração anterior da caminhonete grande recebeu até uma série especial de despedida, denominada R/T, em homenagem ao lendário motor V8 5.7 Hemi.
Recentemente, um flagra da Ram 1500 reestilizada reforça que a marca trabalha para lançar atualizações na caminhonete. Além do visual atualizado, também há mudanças nas motorizações. Durante uma expedição na Argentina, a Autoesporte confirmou o lançamento da nova Ram 1500 para o fim do ano, com versões elétricas e elétricas com extensor de autonomia ainda em estudo para o mercado brasileiro.
O Futuro da Ram 1500 no Brasil
Antes de abordarmos a eletrificação, é importante destacar as novidades sobre a nova Ram 1500. O lançamento está previsto para o fim do ano e introduzirá o motor Hurricane de seis cilindros em linha. Essa nova unidade de 3 litros pertence à mesma família do 2.0 turbo de quatro cilindros que equipa modelos como Rampage, Jeep Compass, Commander e Wrangler. Com dois cilindros adicionais, o motor oferece 426 cv de potência e 64,8 kgfm de torque, tornando-se mais potente do que o antigo V8 aspirado.
A nova Ram 1500 também inclui um facelift discreto. A versão Rebel, anteriormente única com um conjunto óptico distinto, agora segue o design da Limited, com faróis mais finos e uma grade e para-choque redesenhados.
Quais as opções de eletrificação da Nova Ram 1500?
Embora as atualizações no design e motor estejam confirmadas, a Ram do Brasil ainda está trabalhando para viabilizar a chegada das versões Ramcharger (elétrica com extensor de autonomia) e REV (elétrica). Essas variantes eletrificadas poderão ser importadas a partir de 2025, sendo que nem nos Estados Unidos essas versões estão à venda atualmente.
Detalhes da Ram 1500 Elétrica REV
A primeira versão a ser lançada será a variante elétrica, conhecida como REV, que chegará ao mercado no final do ano, nos Estados Unidos. Inicialmente, essa versão será equipada com uma bateria de 168 kWh, oferecendo uma autonomia de 563 km.
A partir de 2026, outra opção com uma bateria mais robusta de 229 kWh será introduzida, aumentando o alcance para 804 km. Ambas as versões compartilham os mesmos motores elétricos, que proporcionam 654 cv e 85,7 kgfm de torque.
Ram 1500 Ramcharger: Elétrica com extensor de autonomia
Para resolver possíveis preocupações com a infraestrutura de recarga, a Ram desenvolveu a Ramcharger. Essa picape é tracionada por dois motores elétricos, mas possui um motor a combustão V6 3.6 da família Polestar que age como um extensor de autonomia. Se as baterias de 92 kWh se esgotarem, o motor a combustão entra em ação para gerar energia, dando um alcance total de 1.110 km.
Como a chegada das picapes elétricas impacta o mercado brasileiro?
O futuro das picapes elétricas no Brasil promete ser promissor. Atualmente, a Ford Maverick é a única picape eletrificada disponível no mercado. No entanto, a chegada de novos modelos, como a BYD Shark e a Foton Tunland, deve ampliar essa oferta nos próximos meses. A entrada das versões eletrificadas da Ram 1500 pode revolucionar o mercado e consolidar a tendência de eletrificação no segmento de caminhonetes.
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