Quem vai passar a faixa?
Uma pergunta que tem sido feita nas últimas horas em Brasília é: “Quem vai passar a faixa para Lula, em 1º de janeiro”?...
Uma pergunta que tem sido feita nas últimas horas em Brasília é: “Quem vai passar a faixa para Lula, em 1º de janeiro”?
Duas possibilidades estão postas: Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara; ou Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado e do Congresso Nacional.
Por lei, cabe ao atual presidente da República passar a faixa para o futuro titular do cargo. Como revelamos ontem, Jair Bolsonaro não ficará no país. Ele passará o réveillon em Miami. O vice, Hamilton Mourão (Republicanos), também fugiu da responsabilidade. Ele já disse publicamente que não passará por esse “constrangimento”, até em homenagem aos seus eleitores.
Restaram as soluções Lira e Pacheco. Lira já avisou a Jair Bolsonaro que topa entregar a faixa. Em plena campanha à reeleição, ele vê no gesto mais um aceno ao futuro governo, para solidificar o apoio à sua permanência por mais dois anos à frente da Câmara dos Deputados.
Pacheco também quer entregar a faixa. Já avisou a aliados que não vê constrangimento algum e que, como chefe do Poder Legislativo, poderia passar o cargo a Lula dentro do Congresso Nacional. Não é algo usual; mas a forma como Bolsonaro deixa o cargo também não será.
No fim, a escolha caberá ao próprio Lula, que deve bater o martelo até a próxima sexta-feira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)