Quem são os queridinhos de Lula na disputa municipal de 2024?
O petista tem sido pressionado a participar de atos de lançamento de candidaturas nas capitais
Apesar da pressão de setores do PT, o presidente Lula vai limitar a sua presença nos atos de lançamento de candidaturas a prefeito no país.
No sábado, ele participou da solenidade de confirmação da candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura de São Paulo. Agora, Lula deve participar de apenas um outro ato: em Fortaleza, no lançamento da candidatura do deputado Evandro Leitão, aliado de Cid Gomes – irmão de Ciro Gomes.
O petista tem sido pressionado a participar de outros atos de lançamento de candidaturas, como a de Rogério Correia (MG) em Belo Horizonte. Mas a tendência é que o petista mande apenas representantes nas demais capitais.
Na convenção partidária que confirmou a candidatura de Boulos, Lula fez questão de tentar nacionalizar a disputa e fazer um paralelo entre o candidato dele e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), apoiado por Jair Bolsonaro.
“Você pode ter certeza que você conta com o meu apoio em qualquer momento. Não se deixe levar pelas mentiras, não aceite provocações”, disse Lula a Boulos. Para o petista, é preciso “evidenciar quem está com os outros candidatos”
“Nunca mais a extrema direita, os fascistas, os nazistas, os negacionistas, os mentirosos vão voltar a comandar este país ou esta cidade”, disse o petista.
Lula já foi multado por propaganda eleitoral antecipada
O presidente Lula foi multado em R$ 20 mil pela Justiça Eleitoral por campanha antecipada à prefeitura de São Paulo em favor do deputado federal e pré-candidato Guilherme Boulos (PSOL) durante evento alusivo ao 1º de maio.
Boulos também foi multado, mas em um valor menor: R$ 15 mil. A decisão é do juiz eleitoral Paulo Sorci, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo.
O magistrado acatou parcialmente pedido feito pelo Ministério Público Eleitoral, que solicitou a aplicação de multas a Lula e Boulos por violação das regras eleitorais. Na prática, a decisão reafirma o cálculo político antidemocrático feito pelo PT. Ou seja: violar regra ciente de que a brandura da punição torna a violação vantajosa para a obtenção de votos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)