Quem são os 5 presos por ligação com a tragédia em Brumadinho
Os dois engenheiros presos pela Polícia Federal em São Paulo hoje são Makoto Namba e André Yum Yassuda, informa O Globo. "Eles assinaram laudos feitos pela...
Os dois engenheiros presos pela Polícia Federal em São Paulo hoje são Makoto Namba e André Yum Yassuda, informa O Globo.
“Eles assinaram laudos feitos pela TÜV-SÜD em junho e setembro de 2018 que garantiam que a barragem que rompeu na última sexta-feira estava em segurança. Em Minas Gerais, foi presa outra pessoa envolvida com esse laudo: César Augusto Paulino Grandshamp.”
No despacho que autoriza as prisões, a juíza Perla Saliba Brito, da comarca de Brumadinho, afirmou que “a tragédia demonstrou não corresponder o teor desses documentos com a verdade, não sendo crível que barragens de tal monta, geridas por uma das maiores mineradoras mundiais, se rompam repentinamente, sem dar qualquer indício de vulnerabilidade”.
Outros dois alvos da operação detidos em Minas Gerais, de acordo com o jornal, são gerentes do Complexo Minerário Paraopeba, do qual faz parte a barragem da Mina do Feijão:
– Ricardo Oliveira, gerente de meio ambiente, saúde e segurança;
– e Rodrigo Arthur Gomes de Melo, gerente executivo operacional.
Os dois são responsáveis pelo licenciamento e funcionamento das estruturas.
Empresa que atestou segurança de barragem já foi alvo de denúncias
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)