Queiroga: vacina da Pfizer será preferencial para doses de reforço
Marcelo Queiroga disse nesta terça (16) que a vacina da Pfizer será 'preferencial' para a aplicação das doses de reforço em todos os maiores de 18 anos. "Essa decisão, ela é apoiada na ciência", disse o ministro da Saúde, em coletiva de imprensa. "Nós temos dados que embasam isso. E mostram que o imunizante com a tecnologia do mRNA...
Marcelo Queiroga disse nesta terça (16) que a vacina da Pfizer será ‘preferencial’ para a aplicação das doses de reforço em todos os maiores de 18 anos.
“Essa decisão, ela é apoiada na ciência”, disse o ministro da Saúde, em coletiva de imprensa. “Nós temos dados que embasam isso. E mostram que o imunizante com a tecnologia do mRNA, que nós dispomos aqui no Sistema Nacional de Imunização, ele é o mais adequado. Então a dose adicional de reforço é feita com a vacina Comirnaty [nome comercial da vacina da Pfizer]. Embora que (sic) em um eventual desabastecimento desse imunizante, que não vai acontecer, pode ser usado (sic) uma outra plataforma, sendo preferencial uma plataforma diferente da plataforma que foi usada para a imunização primária”.
Porém, Queiroga também disse que quem recebeu uma dose da vacina da Janssen deverá tomar “uma 2ª dose do mesmo imunizante”. O ministério ainda não publicou nota técnica com as orientações.
Também hoje, o ministro anunciou que todos os maiores de 18 anos deverão tomar uma dose de reforço cinco meses depois da 2ª dose ou dose única. Antes, o intervalo era de seis meses, e a dose de reforço era recomendada apenas para maiores de 60 anos ou imunossuprimidos.
No fim de setembro, a Pfizer pediu à Anvisa autorização para alterar a bula, para aplicação de uma terceira dose de sua vacina contra a Covid. O pedido está pendente de novos documentos, a serem entregues pela farmacêutica, para avaliação da agência.
Leia mais: Urgente: Queiroga anuncia doses de reforço para todos os maiores de 18 anos
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)