Queiroga pede que estados respeitem intervalos entre doses estabelecidos pelo PNI
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu nesta quarta-feira (18) que os estados e municípios respeitem os prazos estabelecidos pelo PNI para a aplicação das doses da vacina contra a Covid. Em coletiva na sede da pasta, Queiroga disse que a redução dos intervalos pode atrasar a campanha nacional de imunização...
![Queiroga pede que estados respeitem intervalos entre doses estabelecidos pelo PNI](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2021/08/queiroga--1024x520.jpg)
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu nesta quarta-feira (18) que os estados e municípios respeitem os prazos estabelecidos pelo PNI para a aplicação das doses da vacina contra a Covid.
Em coletiva na sede da pasta, Queiroga disse que a redução dos intervalos pode atrasar a campanha nacional de imunização.
“É fundamental que se observe o espaço entre as doses para que nós consigamos entregar as vacinas com a pontualidade desejada. Se cada estado e cada município resolver fazer a sua própria regra, o Ministério da Saúde não consegue entregar as vacinas com a tempestividade devida. E atrasará a campanha nacional de imunização.”
São Paulo, por exemplo, anunciou a “xepa” da segunda dose, que pode antecipar o intervalo entre as aplicações de todos os imunizantes.
Queiroga afirmou que todos os estados vão receber vacinas de maneira “equilibrada”.
Ele comentou a possibilidade da aplicação de uma dose de reforço, mas disse que ainda não há evidência científica sólida.
“Nós sabemos que já está em discussão uma terceira dose, de reforço. Ainda não há uma evidência científica sólida de como deve ser essa terceira dose, se do mesmo imunizante, se de um outro imunizante, qual é esse imunizante, qual é o momento de ser fazer isso.”
Os Estados Unidos devem anunciar a orientação para a aplicação de uma dose de reforço ainda nesta semana.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)