Queimadas em Roraima: Recorde de incêndios e seca marca início de 2024
Roraima se encontra atualmente na liderança nacional em número de focos de calor em 2024, de acordo com as informações mais recentes do Inpe
Roraima se encontra atualmente na liderança nacional em número de focos de calor em 2024, de acordo com as informações mais recentes do Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgadas nesta quarta-feira (28). Entre janeiro e fevereiro, foram registrados 2.605 focos de incêndio no estado.
Cenário Agravado pela Seca e El Niño
Os períodos de seca que o estado está enfrentando são agravados pelo El Niño, fenômeno meteorológico que intensifica as temperaturas. Especialistas consultados pelo G1 também associam a situação com as mudanças climáticas e a liberação de áreas para queimadas autorizadas pelo governo.
A situação é ainda mais grave devido à seca do Rio Branco, o principal rio de Roraima. Nesta quarta-feira, o rio marcou -0,15 centímetros, nível considerado abaixo do normal. Em 2016, quando o estado sofreu uma das piores secas de sua história, o volume de água chegou a -59 centímetros.
Impactos da Estiagem e das Queimadas
A Defesa Civil do estado reportou que as perdas causadas pela estiagem e pelas queimadas ainda estão sendo calculadas em todo o estado, mas já há relatos de açudes e pequenos rios que secaram em propriedades rurais, plantações incendiadas e anim
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)