Queda de avião no Cazaquistão foi causada pelos russos?
Fontes da investigação no Azerbaijão e especialistas em aviação cogitam que a aeronave fabricada pela Embraer foi atingida pelo sistema de defesa aérea da Rússia
O avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão na quarta-feira, 25, levando à morte de ao menos 38 pessoas, pode ter sido abatido por disparos de militares russos, especulam especialistas em avião.
Fabricada pela Embraer, a aeronave voava de Baku, no Azerbaijão, para Grozny, na Rússia, e passou por uma área onde as defesas aéreas de Moscou vinham enfrentando drones ucranianos nas últimas semanas.
Segundo a agência Reuters, quatro fontes da investigação no Azerbaijão e uma do governo dos Estados Unidos disseram que o avião foi abatido pelo sistema de defesa russo.
Leia também: Embraer se manifesta sobre queda de avião no Cazaquistão
“Provavelmente foi abatido“
A empresa de segurança de aviação Osprey Flight Solutions disse, em um alerta às companhias aéreas destacado pelo jornal americano The Wall Street Journal, que o voo “provavelmente foi abatido por um sistema de defesa aérea militar russo”.
“O vídeo dos destroços e as circunstâncias em torno do ambiente de segurança do espaço aéreo no sudoeste da Rússia indicam a possibilidade de a aeronave ter sido atingida por alguma forma de fogo antiaéreo”, disse Matt Borie, diretor de inteligência da Osprey.
Além disso, Andriy Kovalenko, ym oficial de segurança nacional ucraniano, disse em uma postagem no X que o avião “foi abatido por um sistema de defesa aérea russo”, citando danos visíveis ao avião (foto).
“A Rússia deveria ter fechado o espaço aéreo sobre Grozny, mas não o fez”, criticou Kovalenko. “O avião foi danificado pelos russos e foi enviado para o Cazaquistão em vez de pousar com urgência em Grozny para salvar vidas.”
Putin
No dia do incidente, o ditador russo, Vladimir Putin, afirmou que o país faria uma “investigação completa” sobre a queda a aeronave.
“Infelizmente, tenho que dizer algumas palavras sobre o que aconteceu em Aktau. Vamos esperar por uma rápida recuperação dos feridos. Tenho certeza de que uma investigação completa será realizada. Coordenaremos o trabalho de nossos serviços especiais de aviação“, disse Putin a jornalistas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
26.12.2024 16:05Já há muitos afirmando que foi atingido pela defesa Russa ao invés de interrogar. E os detalhes soam mais terríveis ainda, pois após ser atingido pediu pouso em 3 possíveis aeroportos na Chechênia, o que foi negado e enviado para um aeroporto no outro lado do mar Cáspio, na certeza de que iria afundar nesse mar sem deixar muitos vestígios. Não deu certo, muitos se salvaram, felizmente, e as evidências estão registradas na fuselagem, certamente na caixa preta. Isso o que foi apurado por muitas fontes.
Armando Nuno De Fiúza Lopes
26.12.2024 14:49Não faz qualquer sentido o Embraer ter sido abatido pelos Russos, basta olhar num mapa com alguma atenção, o avião caiu em Aktau a Leste do mar Cáspio e a Noroeste de Baku (capital do Azerbaijão. Ora o conflito na Ucrânia fica na direção contrário e a mais de 1100km do acidente. Abram o Maps e confiram.