Quatro ministros de Lula irão ao ‘Gilmarpalooza’ com dinheiro público
Seguranças de ministros do STF também terão viagem custeada pelo Estado
Depois que O Antagonista publicou em 14 de junho a nota “Gilmarpalooza é festa da casta longe do povo”, listando os agentes públicos com presenças até então confirmadas na décima segunda edição do Fórum supostamente Jurídico de Lisboa, organizado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, vários ministros de Lula se somaram ao vice-presidente Geraldo Alckmin, que já havia recusado o convite.
Quatro, porém, confirmaram participação no rega-bofe em Portugal e explicaram ao Estadão “que a viagem será custeada com dinheiro dos ministérios”, ou seja, dinheiro público.
Quais ministros de Lula irão ao ‘Gilmarpalooza’?
São eles:
Anielle Franco (Igualdade Racial);
Jorge Messias (Advocacia-Geral da União);
Vinícius Carvalho (Controladoria-Geral da União);
Luciana Barbosa (Ciência e Tecnologia).
“O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, não retornou ao contato da reportagem, mas o nome dele consta na programação oficial do evento, divulgada nesta sexta-feira, 21.”
Não é a primeira vez que Anielle viajará às custas do Estado para um evento não relacionado a entregas da pasta. Em 24 de setembro de 2023, a ministra-blogueira viajou em avião da FAB para acompanhar in loco o segundo jogo da final da Copa do Brasil, entre São Paulo e Flamengo, no Morumbi. Resta saber se, dessa vez, durante o trajeto, ela também gravará vídeo para suas redes sociais cantando “Domingo, eu vou ao ‘Gilmarpalooza’…”
Quais ministros de Lula irão ao ‘Gilmarpalooza’?
Eis a lista dos ministros que alegadamente declinaram:
Geraldo Alckmin (Desenvolvimento e vice-presidente);
Rui Costa (Casa Civil);
Jader Filho (Cidades);
Silvio Costa Pinto (Portos e Aeroportos);
Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública);
Camilo Santana (Educação);
Esther Dweck (Gestão);
Renan Filho (Transportes);
Simone Tebet (Planejamento);
Nísia Trindade (Saúde).
Quais ministros do STF irão ao ‘Gilmarpalooza’?
Na lista de presenças exposta por O Antagonista, constam ainda seis ministros do STF, três dos quais confirmaram que comparecerão (Luis Roberto Barroso e Cristiano Zanin, além do anfitrião Gilmar) e outros três que não responderam ao jornal, porém seguem escalados na programação do evento (Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Flávio Dino).
“Procurado, o Supremo Tribunal Federal explicou que, pelas regras, somente o presidente ou quem estiver na representação da Presidência pode ter passagens e diárias internacionais custeadas pelo Tribunal. No caso de Lisboa, porém, Barroso terá custos pagos pela organização do evento e não receberá diárias. A Corte será responsável, por sua vez, pela viagem de seguranças dos magistrados.”
No mínimo, portanto, a viagem dos seguranças dos ministros do STF será paga com dinheiro público, assim como as diárias de serviço desses seguranças em Lisboa.
Haverá lobby nos bastidores do ‘Gilmarpalooza’?
O ‘Gilmarpalooza’, como reiterou o Estadão, “reúne anualmente membros do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de advogados, empresários e lobistas”.
Isso mesmo: lobistas.
Na festa em Portugal, todos terão acesso à casta da República do Escambo, bem longe do povo brasileiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)