Quanto custou a viagem de Janja ao Catar?
A primeira-dama foi a Doha no início de setembro participar de um evento sobre educação a convite da xeica Mozha bin Nasser al-Missned
O Palácio do Planalto gastou pelo menos 283,3 mil reais com a viagem da primeira-dama Janja a Doha, no Catar, no início de setembro, onde participou de um evento sobre educação a convite da xeica Mozha bin Nasser al-Missned.
Ela participou da 5ª celebração do Dia Internacional de Proteção da Educação de Ataques, promovido pela ONG Education Above All (Educação Acima de Tudo, em tradução livre), em 9 de setembro.
Segundo O Estado de S.Paulo, a comitiva da esposa de Lula contou com pelo menos quatro assessores e oito policiais federais, responsáveis pela segurança da primeira-dama.
O Painel de Viagens do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa que Janja levou para Doha os assessores Cláudio Adão dos Santos Souza, fotógrafo; Edson Antônio Moura Pinto, ajudante de ordens; Júlia Camilo Fernandes Silva, assessora do Gabinete Pessoal da Presidência da República; e Taynara Pretto, assessora de imprensa.
Entre diárias e passagens, o grupo gastou 52 mil reais.
A cara viagem dos policiais que acompanharam Janja
Apenas a viagem dos oito policiais destacados para atender Janja custou 230.552,00 reais. Compradas em cima da hora, as passagens dos agentes custaram entre 15,1 mil reais a 31,4 mil reais. As diárias, por sua vez, somaram 42,2 mil reais, variando entre 4,2 mil reais e 6,3 mil reais.
Citando um documento interno da PF, o jornal afirma que as passagens aéreas dos policiais federais foram compradas fora do prazo mínimo estabelecido por uma portaria do Ministério da Justiça de 2018.
Em 3 de setembro, um agente foi enviado ao Catar para realizar “atividades de precursoria e reconhecimentos” em Doha no dia 5. Em 30 de agosto, ele assinou um termo de responsabilidade, fato que sugere que as passagens foram adquiridas com pouca antecedência e, consequentemente, mais caras.
As viagens de Janja pelo mundo
A viagem de Janja ao Catar não é a única realizada recentemente pela primeira-dama. Nos últimos dias, ela integrou a comitiva brasileira de mais de 100 pessoas que acompanhou o presidente Lula (PT) na abertura da 79ª Assembleia-Geral da ONU em Nova York, nos EUA.
A primeira-dama também representou o marido em Paris, na França, na abertura dos Jogos Olímpicos. Esta viagem custou pelo menos 236 mil reais aos cofres públicos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)