Quanto custará a reconstrução do Rio Grande do Sul
O governador Eduardo Leite afirmou nesta quinta-feira, 9, que a reconstrução do estado deverá chegar a 19 bilhões de reais
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quinta-feira, 9, que a reconstrução do estado deverá chegar a 19 bilhões de reais.
“Os cálculos iniciais das nossas equipes técnicas indicam que serão necessários, pelo menos, 19 bilhões de reais para reconstruir o Rio Grande do Sul. São necessários recursos para diversas áreas”, escreveu o governador na rede social X, antigo Twitter.
“Insisto: o efeito das enchentes e a extensão da tragédia são devastadores. Nas próximas horas, vamos detalhar as ações projetadas que contemplariam as nossas necessidades”, acrescentou.
Segundo a Defesa Civil do estado, 428 dos 497 municípios gaúchos foram castigados pelas enchentes decorrentes das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas.
Serviços afetados
As enchentes provocadas pelas chuvas afetaram os serviços de telecomunicações e energia elétrica, além de comprometer o abastecimento de combustíveis.
A Anatel informou que pelo menos quatro cidades totalmente sem serviço móvel pessoal de telefonia. São elas: Arroio do Meio, Doutor Ricardo, Eldorado do Sul e Progresso. Outros 222 municípios sofreram afetação parcial.
No setor elétrico, a RGE, fornecedora da CPFL no estado, afirmou que pelo menos 276 municípios de sua área de concessão foram afetados. Até quarta-feira, 8, oito municípios da área de concessão estavam totalmente desligados e seis estavam parcialmente desligados por solicitação das autoridades.
Já a distribuição de combustíveis continua prejudicada pelas enchentes. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) identificou a “ausência de produtos” por falta de acesso e autorizou a redução das misturas de etanol anidro na gasolina de 27% para 21%; e de 14% para 2% do biodiesel no diesel.
Governo federal prevê 50,9 bilhões de reais para o Rio Grande do Sul
O governo federal anunciou nesta quinta-feira, 9, um pacote de 12 medidas para atender as demandas do Rio Grande do Sul. Elas somam 50,9 bilhões de reais e atendem trabalhadores assalariados, beneficiários de programas sociais, estado e municípios, empresas e produtores rurais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)