Quanto custa o ‘Gilmarpalooza’ para o Brasil?
Gastos de governos com as viagens de 30 autoridades somam R$ 450 mil, mas o Fórum Jurídico de Lisboa deve contar com cerca de 160 convidados dos três Poderes e de governos estaduais
Com 160 autoridades liberadas pelos governos federal e estaduais, Congresso e Justiça para participar do ‘Gilmarpalooza’, como ficou conhecido o Fórum alegadamente Jurídico de Lisboa, organizado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, dados de portais da transparência apontam que os órgãos públicos já gastaram pelo menos 450 mil reais para levar apenas 30 dessas autoridades a Portugal, registrou a Folha de S.Paulo.
A expectativa é que o valor seja ainda maior, já que alguns gastos só serão confirmados após a viagem. Em 2023, as autoridades convidadas pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), organizador do evento do qual Gilmar é sócio, gastaram ao menos 1 milhão de reais em passagens aéreas com dinheiro público para participar da 11.ª edição do rega-bofe.
Quais ministros de Lula irão ao ‘Gilmarpalooza’?
Depois que O Antagonista publicou em 14 de junho a nota “Gilmarpalooza é festa da casta longe do povo”, listando os agentes públicos com presenças até então confirmadas na décima segunda edição do ‘Gilmarpalooza’, quatro ministros de Lula confirmaram presença e explicaram ao Estadão “que a viagem será custeada com dinheiro dos ministérios”, ou seja, dinheiro público.
São eles:
Anielle Franco (Igualdade Racial);
Jorge Messias (Advocacia-Geral da União);
Vinícius Carvalho (Controladoria-Geral da União);
Luciana Barbosa (Ciência e Tecnologia).
Embora não tenha esclarecido se irá ao evento, o nome do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, consta na programação oficial do fórum.
A ida dos ministros vai custar pela menos 130 mil reais aos cofres públicos, segundo informações das pastas e dados do portal de viagens do governo federal.
Quais ministros do STF irão ao ‘Gilmarpalooza’?
Na lista de presenças exposta por O Antagonista, constam ainda seis ministros do STF, três dos quais confirmaram que comparecerão (Luis Roberto Barroso e Cristiano Zanin, além do anfitrião Gilmar) e outros três que não responderam ao jornal, porém seguem escalados na programação do evento (Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Flávio Dino).
Cobrado pela falta de transparência, o Supremo Tribunal Federal disse que a organização do evento bancou a ida dos ministros. A Corte, no entanto, não apontou qual entidade desembolsou os valores, dizendo que “não compete” a ela apresentar os dados sobre o custeio.
Quem terá a maior comitiva?
Segundo a Folha, a Câmara dos Deputados deve ter a maior comitiva no ‘Gilmarpalooza’, com 18 integrantes, incluindo o presidente da Casa, Arthur Lira.
A Câmara, contudo, não informou quem arcará com as despesas da viagem.
A segunda maior é do governo do Tocantins, com 14 nomes, incluindo o do governador Wanderlei Barbosa Castro (Republicanos) e da primeira-dama e secretária estadual de Participações Sociais, Karynne Sotero.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)