Quantidade de lixo do réveillon no RJ bate recorde
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) concluiu a operação de limpeza do réveillon 2023 no Rio de Janeiro, removendo um total de 969 toneladas de resíduos dos palcos oficiais montados em diferentes bairros da cidade...
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) concluiu a operação de limpeza do réveillon 2023 no Rio de Janeiro, removendo um total de 969 toneladas de resíduos dos palcos oficiais montados em diferentes bairros da cidade.
A praia de Copacabana liderou a quantidade de resíduos recolhidos, com 484 toneladas, um aumento de 40 toneladas em relação ao ano anterior. Em segundo lugar, ficou a Barra da Tijuca, com 140 toneladas.
Mesmo com o aumento no volume de resíduos em comparação ao ano passado, a Comlurb conseguiu antecipar o fim da operação e devolver a Avenida Atlântica, em Copacabana, para uso da população logo pela manhã. Além disso, os garis concluíram a tarefa de peneirar a areia da praia.
A megaoperação contou com 4.778 garis, sendo que 40% deles atuaram em Copacabana. Foram utilizados 215 veículos, incluindo compactadores, basculantes, caminhões-baú com sanitário e micro-ônibus para transporte dos garis. Também foram disponibilizados equipamentos como varredeiras e tratores de praia para auxiliar na limpeza.
A Comlurb atuou em todos os pontos onde houve queima de fogos e shows, abrangendo diversos locais, como Flamengo, Praça Mauá, Pedra de Guaratiba, Parque Madureira, Bangu, Ilha do Governador, Paquetá e Piscinão de Ramos, além de trechos da orla em Ipanema, Leblon, São Conrado, Arpoador, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.
Para facilitar o descarte correto dos resíduos, foram disponibilizados contêineres e caixas metálicas em todos os pontos de festa, sendo metade deles em Copacabana. Após o fim da operação especial de Réveillon, uma operação pontual será realizada nas areias de Copacabana.
Agora, a Comlurb está direcionando seus esforços para o planejamento do carnaval 2024 e a reunião do G20, que ocorrerá no Rio. O presidente Flávio Lopes ressaltou que esses dois grandes eventos exigirão um trabalho intenso da Comlurb e que o planejamento já está em andamento.
“No carnaval, a cidade fica muito cheia. Este ano, a festa é no início de fevereiro e, logo na sequência, tem o encontro do G20 no Rio, que também vai demandar muito da gente. Por isso, estamos terminando o Réveillon e concluindo também o planejamento para esses dois grandes eventos que a cidade vai receber”, finalizou o presidente da Comlurb.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)