Putin vai faltar à cúpula do G20 na Índia
O gabinete do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, informou nesta segunda-feira (28) que Vladimir Putin (foto) não comparecerá à cúpula do G20 que ocorrerá na Índia em setembro...
O gabinete do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, informou nesta segunda-feira (28) que Vladimir Putin (foto) não comparecerá à cúpula do G20 que ocorrerá na Índia em setembro. Assim como fez na recente cúpula do Brics, na África do Sul, o autocrata russo mandará seu chanceler, Serguei Lavrov.
Segundo o gabinete do premiê da Índia, Modi falou com Putin pelo telefone e disse “compreender” a decisão do russo de não comparecer à cúpula, marcada para 9 e 10 de setembro.
“A Índia tem evitado condenar diretamente Moscou pela invasão em larga escala da Ucrânia. O país mantém boas relações com o Kremlin, embora também mantenha proximidade com Washigton. A Rússia é o principal fornecedor de armas para as Forças Armadas indianas”, escreve O Globo.
No caso da cúpula do Brics, Putin faltou por causa do mandado de prisão expedido contra ele pelo TPI (Tribunal Penal Internacional, o “tribunal de Haia”) por crimes de guerra —o autocrata russo é acusado da deportação ilegal de milhares de crianças ucranianas. A África do Sul, onde os líderes do Brics se reuniram, é signatária do CPI; já a Índia não.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)