Punição pelo 8/1 não é vingança, diz Fátima Bezerra
Fátima Bezerra (foto), a governadora do Rio Grande do Norte, falou no ato de um ano da invasão do 8 de Janeiro, no Congresso Nacional...
Fátima Bezerra (foto), a governadora do Rio Grande do Norte, falou no ato de um ano da invasão do 8 de Janeiro, no Congresso Nacional. Falando em nome dos governadores de estado, a petista disse que a punição não é um ato apenas de um espectro político.
“Não se trata de sentimento de vingança ou revanchismo — é antes de tudo um ato pedagógico”, disse a governadora, durante seu discurso. “Os que atentaram contra nossa democracia cometeram crime e precisam responder pelos seus atos, respeitando, é claro, o devido processo legal.”
Segundo ela, o dia de hoje “simboliza volta à normalidade democrática, o respeito às instituições, a retomada do pacto federativo, a valorização da soberania popular e o repúdio ao autoritarismo, o fascismo e a barbárie.”
Fátima Bezerra falou no lugar do nome naturalmente esperado para discursar no evento — o de Ibaneis Rocha (MDB), o governador do Distrito Federal. Considerado leniente com a atuação dos manifestantes bolsonaristas, Ibaneis acabou afastado do cargo no dia seguinte aos atos, por 90 dias. Mais alinhado com o ex-presidente Jair Bolsonaro, o emedebista deu o cano no evento, junto com outros chefes estaduais bolsonaristas. A sua vice, Celina Leão (PP), está ocupando o cargo interinamente.
Coube então a Bezerra dar a palavra. Ao todo, governadores de 18 dos 27 estados estão no Congresso Nacional.
E Zema?
Outro que deixou de aparecer no ato foi o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Em um primeiro momento, ele ia dar o cano. Depois, mudou de ideia e resolveu aparecer. Por fim, o governador foi desaconselhado por líderes do partido Novo e decidiu não comparecer mais.
Arthur Lira (PP-AL), o presidente da Câmara dos Deputados, também não compareceu. Ele alegou problemas de saúde familiar para não comparecer. Já os ministros de Lula foram (alguns até interromperam as férias).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)