Prova de vida do INSS: como evitar o bloqueio do seu benefício?
Caso o segurado não seja notificado e o benefício, seja bloqueado, o beneficiário deve se dirigir até a agência do banco onde recebe o benefício ou à Agência da Previdência Social e realizar a prova de vida.
Caso o segurado não seja notificado e o benefício, seja bloqueado, o beneficiário deve se dirigir até a agência do banco onde recebe o benefício ou à Agência da Previdência Social e realizar a prova de vida.
Cruzamento de dados prova de vida do INSS
O modelo de cruzamento de dados e verificação por atividades que comprovam a vida do segurado facilitou significativamente o processo para os beneficiários. Principalmente em período de pandemia, onde a exposição ao público e as visitas a locais aglomerados foram reduzidas ao máximo. Além de ter tornado o processo de verificação de vida mais seguro, também eliminou a necessidade de comparecimento anual em uma agência do banco ou do INSS, o que pode ser particularmente difícil para os beneficiários idosos ou aqueles com dificuldades de mobilidade.
Ressalta-se que é de suma importância que os beneficiários mantenham seus dados atualizados junto ao INSS e realizem as atividades de confirmação de vida dentro do prazo estipulado para não ocorrer o bloqueio do benefício.
Como fazer a Prova de Vida digital no aplicativo gov.br?
A Prova de Vida digital é realizada no aplicativo gov.br através do reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios. Para isso, siga as orientações abaixo:
- Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
- Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
- Após logar no aplicativo, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
- Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
- Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;
- Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
- Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;
- Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”;
- Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.
Nesta nova modalidade, o INSS busca otimizar seus processos e melhorar a experiência dos beneficiários, evitando assim deslocamentos desnecessários e garantindo a segurança na continuidade do fornecimento das aposentadorias. Cabe ao beneficiário acompanhar as informações e se atentar às mudanças de procedimentos conforme as atualizações do Instituto.
Quais são os próximos passos?
Em relação aos próximos passos, espera-se que o INSS continuará trabalhando para aprimorar seus sistemas e processos, sempre visando a segurança dos beneficiários e a prevenção de fraudes. Até o momento, a insistência na comprovação presencial de vida não foi comunicada pelo Governo Federal.
Mantendo-se atualizado com as últimas informações e seguindo as orientações do INSS, os beneficiários poderão garantir a continuidade de seus benefícios com tranquilidade e segurança.
Esse novo modelo implementado em 2023 mostra a importância do avanço da tecnologia no setor público, tornando os processos mais simples, seguros e acessíveis aos cidadãos. Conforme a tendência digital avança, devemos esperar por mais mudanças que visam facilitar o acesso e manejo dos serviços públicos em breve.
Se ainda tiver dúvidas ou dificuldades entre em contato com o serviço de atendimento do órgão pagador do seu benefício.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)