PROS vai se fundir ao Solidariedade
O Solidariedade, partido do deputado Paulinho da Força (foto), anunciou nesta sexta-feira (7) que irá se fundir com o Partido Republicano da Ordem Social (PROS). O acordo foi feito em São Paulo, em reunião realizada há pouco...
O Solidariedade, anunciou nesta sexta-feira (7) que irá se fundir com o Partido Republicano da Ordem Social (PROS). O acordo foi feito em São Paulo, em reunião realizada há pouco.
O acordo veio após nenhum dos dois partidos atingirem a cláusula de barreira exigida para estas eleições: o Solidariedade perdeu metade cadeiras na Câmara e terá quatro parlamentares a partir de 2023; o PROS caiu de quatro para três.
“Essa unidade [entre PROS e Solidariedade] é motivada pela identidade, compatibilidade de valores e visão compartilhada do projeto político nacional”, informaram os dois partidos por meio de uma nota oficial.
O Solidariedade, partido do deputado Paulinho da Força (SP), surgiu em 2012 como uma dissidência do PT, capitaneado principalmente por entidades como a Força Sindical. Já o PROS, de Eurípedes Júnior, foi criado em 2010 e chegou abrigar os irmãos Cid e Ciro Gomes.
As duas legendas não alcançaram as exigências da cláusula de barreira e perderam direito a tempo de rádio e TV e fundo eleitoral. No caso dos parlamentares eleitos pelas siglas, eles ficam sem estrutura de liderança.
A fusão de partidos pequenos tem sido vista como uma alternativa para que eles possam sobreviver até as próximas eleições.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)