Programa Lixão Zero não tem metas
O Programa Nacional Lixão Zero, aprovado nesta terça (30) pelo Ministério do Meio Ambiente, não tem metas. O plano de ação ao final do documento contém indicadores e prazos, mas não estabelece os índices almejados pelo governo...
O Programa Nacional Lixão Zero, aprovado nesta terça (30) pelo Ministério do Meio Ambiente, não tem metas.
O plano de ação ao final do documento contém indicadores e prazos, mas não estabelece os índices almejados pelo governo.
São 12 objetivos. O primeiro, por exemplo, será medido pelo “número de lixões e aterros controlados encerrados”. É uma meta de curto prazo, para este ano. Mas o documento não indica qual número seria considerado um sucesso.
Para 2020, ficou a meta “realizar a recuperação de áreas contaminadas”. A métrica será o número de ações de recuperação ambiental dessas áreas. Beleza. Mas não há um índice mínimo para cumprimento desse objetivo.
Essa metodologia não é novidade na administração de Ricardo Salles. No fim de março, foi aprovado o Plano Nacional para Combate ao Lixo no Mar. Além de não trazer metas com indicadores mínimos, esse plano também não estabelece prazos. Nesse sentido, o Lixão Zero já é um avanço.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)