Procurador bolsonarista abre inquérito contra Sociedade Brasileira de Infectologia
O procurador Ailton Benedito, o mais bolsonarista do Ministério Público Federal, abriu inquérito civil para apurar eventual conflito de interesse do presidente e diretores da Sociedade Brasileira de Infectologia com a indústria farmacêutica...
O procurador Ailton Benedito, o mais bolsonarista do Ministério Público Federal, abriu inquérito civil para apurar eventual conflito de interesse do presidente e diretores da Sociedade Brasileira de Infectologia com a indústria farmacêutica.
Ontem, a SBI publicou recomendação contra o uso de hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina e outros medicamentos defendidos pelo governo para tratamento da Covid-19.
Ailton deu 5 dias para que a instituição apresente cópias de estudos que embasaram a recomendação e questionou se a SBI conhece as orientações do Ministério da Saúde que admitem o uso dos remédios.
No documento, publicado ontem, a SBI diz que não há comprovação científica da eficácia e que a recomendação está alinhada com as conclusões de órgãos sanitários da Europa e dos EUA.
“Os estudos clínicos randomizados com grupo controle existentes até o momento não mostraram benefício e, além disso, alguns destes medicamentos podem causar efeitos colaterais”, alertou a SBI. A entidade recomendou analgésicos e antitérmicos para infectados com dor ou febre.
Além dos estudos, Ailton exigiu dos dirigentes da SBI declaração de ausência de conflito de interesse no relacionamento com empresas que desenvolvem, produzem ou vendem medicamentos, vacinas, insumos e equipamentos destinados ao enfrentamento da pandemia.
Caso eles não prestem as informações, o procurador diz que poderá abrir ação civil pública. “A falta injustificada ou o retardamento indevido implicará a responsabilidade de quem lhe der causa”, escreveu no ofício.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)