‘Procedimento padrão’, diz Ministério da Saúde sobre suspensão de testes com vacina
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que a suspensão, no Brasil, dos testes com a vacina de Universidade de Oxford em parceria com AstraZeneca, é o "procedimento padrão" quando ocorrem efeitos adversos...
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que a suspensão, no Brasil, dos testes com a vacina de Universidade de Oxford em parceria com AstraZeneca, é o “procedimento padrão” quando ocorrem efeitos adversos.
“Esta pausa no estudo ocorre até a conclusão da investigação dos dados de segurança pelo Comitê Independente de Monitoramento de Segurança dos Dados (Data and Safety Monitoring Committee – DSMC)”, informou a pasta.
“Trata-se de procedimento padrão de avaliação de segurança durante a realização de estudos clínicos para investigar a causalidade, ou seja, a relação entre o evento adverso e a administração da vacina”, acrescentou.
No Brasil, o acompanhamento é feito pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que já foram notificados sobre a suspensão.
O Ministério da Saúde informou ainda que os testes envolvem 18 mil pessoas (5 mil no Brasil) que “seguem em acompanhamento para avaliação da segurança e eficácia”.
No final da nota, a pasta diz que “reforça o compromisso em garantir uma vacina segura e eficaz em quantidade para a população brasileira”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)